sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lucas, segundo as exigências acadêmicas contemporâneas

Muito se fala do dogmatismo das religiões. Parece ser um grande absurdo falar da Bíblia como um livro coerente no ambiente universitário. Mas será que a Bíblia está tão fora das exigências científicas e intelectuais do mundo contemporâneo? Será que os autores bíblicos não tinham objetivos e métodos muito claros quando escreviam?

Bom, na Universidade Federal de São Carlos, participo de estudos bíblicos semanais. Nas últimas semanas estudamos o livro de Lucas. Também nas últimas semanas estive ocupado enviando projetos de pesquisa para agências como o CNPq e a FAPESP. E se compararmos o livro de Lucas a um projeto acadêmico pleiteando bolsa de iniciação científica?
hm...

Lc 1.1-4 (RA)
Visto que muitos houve que empreenderam uma narração: MOTIVOS (INTRODUÇÃO AO PROBLEMA)
coordenada dos fatos que entre nós se realizaram:
RELEVÂNCIA
depois de acurada investigação
CRONOLOGIA
dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo,
AGÊNCIA FINANCIADORA (APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS)
conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, uma exposição em ordem:
METODOLOGIA
para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.
OBJETIVO FINAL

E aí? Você concederia bolsa para esse jovem historiador?

Um comentário:

  1. Excelente Lut! Excelente observação. Quem dera todos cientistas fossem honestos o suficiente pra perceber que não há qualquer contradição entre a Bíblia e a ciência, afinal o criador desta é o autor daquela.
    Façamos então da Palavra o nosso referencial teórico.
    Abraços

    ResponderExcluir